Tipos de PABX: Conheça as vantagens de cada opção e como escolher a melhor
Ter um bom entendimento dos tipos de PABX disponíveis no mercado é de extrema importância para qualquer empresa. Muito mais do que apenas uma forma de facilitar a comunicação de seus colaboradores, a escolha certa é uma ótima maneira de reduzir custos.
Conectar sua companhia interna e externamente por meio de ramais de telefonia é imprescindível no mundo atual. Por isso, de pequenas empresas a grandes negócios, todos se beneficiam dessa inovação. Decidir qual utilizar, entretanto, não é tarefa tão simples.
As opções hoje vão dos modelos analógicos aos digitais, além dos VoIP e híbridos, completando com os mais modernos com tecnologia em nuvem (virtual). Com tantas alternativas, resolvemos fazer um texto para te auxiliar na escolha do melhor para sua situação.
Confira abaixo um resumo de cada um dos tipos de PABX, suas vantagens e desvantagens.
Principais tipos de PABX
A tecnologia evolui constantemente, e a comunicação é um dos setores que mais se beneficia disso. Os tipos de PABX fazem parte dessa evolução, que em mais de 30 anos saiu dos aparelhos físicos e chegou aos serviços em nuvem. Ainda assim, todos permanecem no mercado, sendo os principais:
- Analógico
- Digital
- VoIP
- Híbrido
- Nuvem (Vitrual)
PABX Analógico
Um dos primeiros tipos de PABX a ser criado, o modelo analógico ainda se encontra em utilização em muitas empresas. Ainda que seja mais complexo e tenha menos funcionalidades, cumpre bem o papel de conectar as pessoas.
Sua principal característica, como o nome sugere, é a necessidade de um meio físico. Assim, requer uma manutenção constante nos aparelhos, fios e conexões para evitar uma pane geral.
Seus recursos se limitam, normalmente, à realização de chamadas e transferência entre ramais. Por isso, se sua empresa não necessita de muitas funcionalidades, pode ser uma boa alternativa.
Um ponto negativo, entretanto, é seu custo mais elevado. Primeiramente por conta da aquisição de todos os equipamentos físicos, além da equipe de manutenção sempre disponível.
PABX Digital
A primeira evolução do modelo analógico foi, justamente, a implementação de algumas tecnologias online. Dessa forma, surgiu um dos primeiros tipos de PABX mais modernos, o digital.
Ele une as funcionalidades já existentes em seu precursor a algumas outras somente possíveis pela digitalização. Dessa forma, seu primeiro benefício é um maior número de ramais, o que possibilita mais economia à empresa.
Também há funções mais avançadas, como a seleção de linhas e o controle de duração da chamada. Por fim, a qualidade das ligações é consideravelmente melhor, com menos ruídos e interferências.
Tudo isso, embora seja mais inovador, vem a um custo mais baixo que o modelo analógico. Isso se dá, principalmente, pela instalação e manutenção simplificadas.
PABX VoIP
Conhecido também somente como “IP”, esse é um dos tipos de PABX que é bastante interessante para algumas situações. Seu grande diferencial está no uso remoto, sendo possível conectar qualquer aparelho com acesso à internet.
Por meio de um software instalado no próprio dispositivo, as equipes podem se conectar independente de sua localização. Com isso, é uma alternativa indicada para companhias que possuem colaboradores remotos.
Entre as funcionalidades, ele possui todas as vistas previamente nos modelos analógico e digital. Além disso, destacam-se as reuniões por áudio, o correio de voz mais moderno e o já mencionado ramal remoto.
Outro ponto forte é seu custo benefício, especialmente por sua interface online. Há menos gastos com manutenção, aquisição de equipamentos e equipe de suporte.
PABX Híbrido
De forma bastante simplificada, essa alternativa é a união de todos os tipos de PABX citados anteriormente. Assim, possui os benefícios e as funcionalidades dos três, sendo, portanto, uma opção mais completa.
O que ocorre na prática é que o sistema automaticamente escolhe a melhor possibilidade para cada situação. Após analisar entre as linhas analógica, digital e VoIP e determina qual a conexão de melhor custo benefício para cada caso.
Além disso, é possível moldar a central de acordo com as necessidades e características de seu negócio. Para tanto, sua equipe de Tecnologia da Informação (TI) deverá definir os pontos a serem beneficiados e melhorados dentro da estrutura.
Em geral, é um bom modelo para a transição de tecnologias. Isso se dá por ser uma modalidade que consegue utilizar todas as outras, somente agregando mais linhas.
PABX Nuvem (Virtual)
Um dos tipos de PABX mais modernos à disposição no mercado é o modelo em nuvem. Como vários outros softwares, ele fica conectado a uma central virtual, não sendo necessário utilizar os servidores internos.
Essa tecnologia é a mais sofisticada existente, visto que é possível realizar a conexão de qualquer ponto do planeta. Com isso, é extremamente indicada para companhias que possuem muitos colaboradores em campo ou consultores externos.
Em tempos em que o trabalho home office fica cada vez mais natural, investir nessa modalidade é o ideal. Além disso, é uma das que mais oferece funcionalidades. Dentre elas, destacam-se a mobilidade obtida a partir dos aplicativos para computador e celular, capacidade de trocar mensagens instantâneas entre os usuários, status de presença, videoconferência, gravação de chamadas, fila de espera e muito mais.
O software também apresenta alta escalabilidade e rápida implantação, ideal para empresas em crescimento ou em transição. Seu custo de manutenção quase não existe, o tornando também uma ótima alternativa em termos de custo benefício.
Como encontrar o melhor dos tipos de PABX para você?
Com tantas possibilidades, escolher entre os tipos de PABX não é tarefa simples. Diversos são os pontos que devem ser analisados antes de tomar uma decisão, em todos os departamentos.
O primeiro passo, portanto, é determinar as necessidades da companhia e o que precisa ser resolvido ou melhorado. Para isso, o ideal é ter o suporte da equipe de Tecnologia da Informação, que poderá analisar de forma crítica os pontos de maior interesse.
De forma geral, porém, alguns fatores são padrão para determinar a melhor alternativa para sua empresa. A quantidade de colaboradores e a demanda por ligações são dois dos principais.
Também se faz preciso determinar um orçamento para tal investimento, bem como verificar o custo benefício de todas as possibilidades. Nesse ponto, é importante analisar que, se possível, a opção com mais tecnologia deve ser a mais indicada.
Entre outros motivos, o grau tecnológico de uma ferramenta é o que determinará sua longevidade. Modalidades mais antigas tendem a ficar ultrapassadas mais rapidamente, especialmente com a evolução que se vê no mercado atual.
Encontre a melhor solução em PABX para seu negócio na DigitalnetBR
Na hora de optar por um dos tipos de PABX disponíveis no mercado, um ponto importante é o fornecedor de tal tecnologia. Para isso, uma empresa com mais de 30 anos de mercado, como a DigitalnetBR, é a alternativa ideal.
Com as melhores e mais eficientes soluções para sua companhia, temos o necessário para otimizar sua comunicação. Nossos produtos e serviços inovadores são o que você precisa para fazer sua empresa evoluir e crescer junto ao mercado.
Ficou interessado? Entre em nosso site e confira todas as tecnologias que podemos oferecer a você. Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco que ficaremos felizes em te responder!
2 Comentários
Deixe um comentário
Muito bom o conteúdo.
Estou pensando em investir em uma rede de PABX para minha empresa.
Boa tarde!
Vcs prestam serviço em PABX analógico?
Gistaríamos do serviço báico. Apenas receber ligações e transferência entre ramais.
Att.