Videoconferência Fatos X Mitos
Videoconferência Fatos X Mitos
Cada vez mais presente no meio corporativo e no dia-a-dia das pessoas, a videoconferência ainda gera algumas dúvidas sobre sua utilização, principalmente, no que diz respeito a infraestrutura necessária para um projeto adequado.
Veja abaixo alguns mitos e fatos criados sobre a videoconferência:
Videoconferência pode ser feita somente dentro de minha organização; não posso incluir clientes e fornecedores em minhas videoconferências.
MITO – As soluções atuais de Videoconferência permitem a colaboração em tempo real de praticamente qualquer ambiente, desde uma lanchonete com WiFi até um escritório doméstico ou uma sala de diretoria, permitindo que os clientes e parceiros tornem-se parte de seu ecossistema de vídeo de maneira fácil e segura. A partir de um sistema de Videoconferência, equipes e indivíduos podem colaborar por vídeo de maneira eficiente, e com as opções de compartilhamento de conteúdo atuais, os participantes são capazes de compartilhar apresentações, planilhas e outros tipos de conteúdo. Com a Videoconferência de alta resolução, as reuniões são mais produtivas, os custos são drasticamente reduzidos e as decisões tomadas são mais rápidas e efetivas.
Videoconferência ajuda o meio ambiente
FATO – Ter uma organização amiga da natureza nunca foi tão importante. É cada vez maior a percepção do mercado de que as empresas precisam apoiar a gestão de um meio-ambiente sustentável. Cada reunião realizada – e viagem de negócios evitada – por meio do uso da colaboração traduz-se em menores emissões de carbono, geradas por carros, ônibus e aviões.
Quando soluções colaborativas são disponibilizadas, elas permitem as equipes realizarem suas funções remotamente, reduzindo gastos com combustíveis (energia) como também a emissão de carbono, principal vilão do aquecimento global.
Videoconferência usa muita largura de banda, prejudicando minha rede.
MITO – As chamadas de vídeo são realizadas por meio de uma variedade de larguras de banda, tendo como base a necessidade de cada reunião (p.ex. reunião executiva, conferência com clientes, sessão semanal de projeto, etc) . As soluções de Videoconferência mais modernas, são de alta resolução e oferecem uma excepcional qualidade de vídeo, áudio e conteúdo com qualquer largura de banda, se adequando até a pequenas larguras de banda.
Sistemas de diferentes fabricantes não podem se conectar entre si.
FATO e MITO – Esta resposta é complicada devido as diferentes abordagens tomadas por alguns fabricantes, que se aderem ou não aos padrões estabelecidos. A maioria dos sistemas de Videoconferência de alta definição baseados em padrões abertos interoperam entre si suportando também sistemas tradicionais de Videoconferência baseados nestes padrões.
Para sustentar o valor de qualquer investimento em Videoconferência a longo prazo, é interessante buscar soluções que utilizem tecnologias baseadas em padrões, como o H.264, que é um padrão aberto e licenciado, compatível com as técnicas mais eficientes de compactação de vídeo disponíveis atualmente.
Videoconferência é cara.
MITO – À medida que a tecnologia melhorou, o custo inicial de aquisição dos sistemas de Videoconferência diminuiu. Muitas empresas se deram conta que um projeto, bem estruturado de videoconferência, tem seu retorno sobre o investimento em cerca de 6 e 24 meses, levando em conta somente o retorno sobre bens tangíveis, como: gastos com viagens, deslocamentos e hospedagens.
Mas podemos levar ainda em consideração, outros fatores, como, a melhora na produtividade, o aumento na velocidade na tomada de decisões, o ganho de tempo evitando deslocamentos e até mesmo a diminuição do stress e a insegurança gerados pelo trânsito e a violência urbana.
Outro ponto interessante é a diminuição na emissão de carbono quando se evita utilizar o carro, ônibus e aviões. Além de entregar ganhos tangíveis, com um ROl de 6 a 24 meses, a Videoconferência também traz ganhos intangíveis como bem-estar e qualidade de vida para as equipes que fazem uso da videocolaboração.
Videoconferência é somente para reuniões de diretoria – É muito para os meus requisitos.
MITO – Desde a Televisão HD, até os Smartphones , a qualidade das comunicações visuais estão transformando a maneira com que as pessoas aprendem, vivem e trabalham – e a Videoconferência não é exceção, permitindo a interação ao vivo por vídeo e utilizando desde um PC desktop, salas de conferência, auditório, salas de telepresença imersiva e praticamente qualquer outro tipo de ambiente, as soluções atuais de Videoconferência atendem a qualquer aplicação, orçamento e área disponível.
Além disso, seu poder estende-se para além do vídeo e da voz: ao permitir que as pessoas compartilhem conteúdo multimídia, desde apresentações, desenhos e até vídeos. As equipes podem comunicar-se e tomar decisões usando as ferramentas de vídeo mais eficientemente como nunca antes.
A videoconferência está mudando o futuro dos negócios
FATO – A videoconferência vem se tornando cada vez mais indispensável no dia a dia das organizações, indo muito além da economia com viagens.
Existem diversos benefícios que a videoconferência tem oferecido aos seus usuários que mudaram completamente a sua forma de trabalho. O ganho em eficiência e produtividade gera uma economia de tempo e de recursos. Uma maior efetividade na comunicação, gera uma maior agilidade na tomada de decisões, criando um diferencial competitivo para sua empresa.
0 Comentários