A telefonia na nuvem como ferramenta em tempos de Home Office
Com a necessidade de isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), as organizações estão apostando no home office para dar continuidade aos seus serviços. Nesse sentido, para manter um alto nível de produtividade, uma boa alternativa é a telefonia na nuvem.
Esse recurso tem como objetivo fazer com que haja uma comunicação mais ágil e prática entre membros de uma equipe, além de facilitar a interação dos funcionários com os demais segmentos do público-alvo da organização. Dessa forma, a companhia tem mais condições de executar os serviços dentro das expectativas.
Neste artigo que preparamos para você, vamos destacar os diversos fatores relacionados com esse modelo de telefonia e explicar como ele pode ser adotado na sua empresa. Confira!
Saiba o que é telefonia na nuvem
Como o nome sugere, esse serviço se caracteriza pelo uso da internet para a realização de ligações telefônicas. Um dos pontos positivos dessa modalidade de telefonia é que uma companhia não precisa de outros equipamentos físicos incluindo PABX e cabeamentos, por exemplo, para utilizá-la.
A telefonia na nuvem também é conhecida como VoIP – Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP) e tem se tornado uma grande aliada de corporações que buscam reduzir custos e contar com serviços de comunicação mais eficientes e ágeis.
Entenda como funciona a telefonia na nuvem
Esse modelo de telefonia apresenta um funcionamento bastante simples, com a voz sendo convertida em um sinal digital para, posteriormente, ser transmitida pela internet. É bom ressaltar que não é possível transmitir sinal analógico por meio da tecnologia VoIP.
Essa tecnologia permite fazer e receber ligações pela nuvem de diversas maneiras. Uma delas é usando o telefone analógico convencional combinado com um Adaptador para Telefone Analógico (ATA). Esse equipamento será responsável por converter o sinal analógico em VoIP, propiciando que a ligação seja feita por meio da internet.
A telefonia na nuvem também pode ser realizada com o uso de um telefone IP, aparelho dotado primordialmente para serviços VoIP. Assim, esse equipamento pode ser ligado ao modem, roteador ou switch, que viabilizam a transmissão digital da voz durante a ligação.
Outra maneira de utilizar essa modalidade de telefonia é por meio do Softphone (sistema que possibilita fazer e receber telefonemas pela internet, a partir do número VoIP, sem a necessidade de um telefone físico).
Esse software está sendo cada vez mais adotado, pois é muito simples de ser empregado e apresenta muita comodidade aos usuários. A ferramenta pode ser usada tanto em desktops quanto em smartphones e outros dispositivos móveis.
Fique atento aos benefícios da telefonia na nuvem
A necessidade de diminuir as despesas e de ter mais agilidade no contato com os funcionários e os demais segmentos do público-alvo são fatores que têm impulsionado a telefonia na nuvem.
Para ajudá-lo a ter mais segurança ao investir nesse recurso, vamos destacar vantagens que ele pode proporcionar para as companhias. Acompanhe
Oferece mais mobilidade aos usuários
As demandas corporativas exigem velocidade para serem atendidas. Afinal, os clientes não querem perder muito tempo com a resolução de problemas. Se um gestor está em uma reunião em outro Estado por exemplo, precisa de ferramentas para interagir com a sua equipe de maneira mais prática.
Nesse caso, a telefonia na nuvem aparece como uma excelente opção, porque dá mais mobilidade para todos os integrantes de um setor trocarem informações e visualizarem com rapidez as melhores soluções para resolver o problema de um cliente.
Contar com essa mobilidade é um dos grandes benefícios desse formato de telefonia para as corporações. Isso se torna bem mais fácil atualmente, porque a internet se tornou uma ferramenta cada vez mais acessível em todas as regiões do Brasil e no exterior.
Reduz os custos das organizações
Em um momento de instabilidade econômica, as empresas têm como um dos principais objetivos cortar despesas e, ao mesmo tempo, elevar a produtividade. Não é uma meta fácil de ser atingida, mas se torna bem mais viável de ser concretizada por meio da telefonia na nuvem.
Um dos motivos é que as chamadas por VoIP apresentam um valor mais baixo em relação às tarifas cobradas pelas companhias de telefonia tradicionais. Diminuir custos de forma inteligente é um fator que contribui para uma organização se manter competitiva.
Conta com fácil implantação
Ao contrário do que alguns podem imaginar, a implantação da telefonia na nuvem é um processo muito simples. Caso pretenda usar esse serviço em um smartphone, é necessário somente instalar um aplicativo, sem nenhum tipo de burocracia e gastos adicionais.
No computador, também é muito fácil contar com esse recurso. Nesse caso, é preciso apenas instalar o sistema para usar o serviço imediatamente. A facilidade de implantação favorece as empresas que desejam contar com um novo recurso de comunicação e não podem ficar inacessíveis em hipótese nenhuma para o seu público-alvo.
Oferece um serviço de alta qualidade
A tecnologia digital possibilita que as chamadas VoIP tenham uma qualidade superior às que são realizadas no formato tradicional. Isso proporciona uma comunicação mais eficiente e com menos riscos de haver ruídos na mensagem.
Um dos maiores problemas enfrentados na comunicação empresarial é a dificuldade de os funcionários compreenderem as demandas. Com mais clareza e estabilidade nas ligações, torna-se mais simples assimilar o que deve ser feito, o que é fundamental para a produtividade ser elevada.
Reduzir os gastos com infraestrutura
A tecnologia VoIP tem como característica marcante o fato de não necessitar, em muitos casos, da aquisição de equipamentos adicionais. As companhias que adotam a telefonia tradicional têm gastos elevados com centrais telefônicas, DG (Distribuidor Geral), PABX e outros equipamentos relacionados com uma infraestrutura de telefonia.
0 Comentários