Como melhorar a experiência do colaborador remoto?
No ano de 2020, com as mudanças trazidas pela pandemia e a necessidade de adaptação a essa nova realidade, o trabalho remoto se tornou algo muito presente no cotidiano das empresas e até mesmo aquelas que resistiam a adoção deste modelo acabaram notando os diversos benefícios que ele traz.
Não à toa, o home office, assim como o modelo de trabalho híbrido, são duas tendências que devem permanecer nos próximos anos, transformando o mercado e a forma como trabalhamos.
Mas para adotar um regime desse tipo é fundamental que a empresa invista em uma gestão eficaz, adaptando-se ao modelo e fornecendo uma boa experiência aos seus colaboradores.
Neste artigo, vamos trazer dicas que vão ajudá-lo a melhorar a experiência dos seus funcionários remotos. Acompanhe e descubra!
A atual percepção dos colaboradores em home office
Um estudo realizado pela Orbit Data Science com base em 4.798 comentários de perfis de usuários brasileiros nas redes sociais, no período de janeiro a outubro de 2020, analisou a percepção dos trabalhadores sobre o modelo de trabalho em casa.
Os resultados apontam que a satisfação com o regime em home office continua, mas caiu de 71,3% para 45% a partir do momento em que se tornou permanente. Os principais pontos negativos para tanto são a falta de estrutura em casa e a falta de contato e interação social com a equipe.
De forma geral, percebe-se que a obrigatoriedade de estar em casa, somado à preocupação com relação à pandemia, são pontos que podem ter influenciado os resultados. Dores no corpo, dores nas costas e estresse podem ser decisivos para que o home office esteja sendo visto de forma negativa entre alguns profissionais.
Além disso, uma parte dos colaboradores trouxe o aumento da jornada de trabalho nessa nova modalidade como um grande ponto a se melhorar. Isso pode ser um sinal de alerta aos gestores, que precisam estar alinhados às demandas dos seus funcionários, a fim de oferecer todo o suporte necessário para a execução das atividades de forma eficaz.
3 elementos-chave para melhorar a experiência do colaborador remoto
Você deve estar se perguntando: afinal, como melhorar a experiência do colaborador remoto? Essa é uma pergunta recorrente entre os gestores, principalmente aqueles que estão planejando manter o regime em longo prazo.
Abaixo, elencamos três aspectos fundamentais que devem ser levados em consideração para que o home office funcione de forma eficaz e contribua para uma experiência positiva para todos os funcionários. Confira!
1. Planejamento
Embora o home office tenha sido um regime imposto durante um momento de crise, já se passou certo tempo desde essa imposição e as empresas tiveram possibilidade de se adaptar e fazer o planejamento das suas ações.
Esse, por sua vez, é um recurso fundamental para os gestores que pretendem efetivar o trabalho remoto. Ele deve considerar a elaboração de planos de ação, a análise do desempenho e da satisfação dos colaboradores, o andamento do trabalho e a avaliação constante do que pode ser melhorado.
2. Comunicação
O contato entre líderes e colaboradores é, sem dúvida, um dos grandes desafios do home office, mas também um dos pilares para que ele funcione de forma eficaz.
Nesse contexto, a boa comunicação entre as equipes é uma importante ferramenta para eliminar dificuldades comuns à rotina de todos que estão trabalhando em casa.
A empresa deve focar em ações que incentivem a troca de informações, mantendo contato rotineiro com os colaboradores, de forma aberta e acessível. Isso ajudará a manter a tranquilidade, o engajamento, o senso de importância e a produtividade. Além disso, contribuirá para a clareza com relação às tarefas e planos de trabalho de cada profissional.
3. Tecnologia
A tecnologia é o ponto-chave para que o home office funcione de forma eficaz. Desde a comunicação até a execução das atividades, ela está presente em todo o processo de trabalho remoto.
Dessa forma, a empresa deve oferecer aos seus colaboradores os melhores recursos disponíveis. Isso vai ajudar a melhorar a experiência de quem trabalha em home office e, consequentemente, contribuir para os resultados da empresa.
Entre as soluções que podem ser integradas à rotina destacamos a sala de conferência, videoconferência, automação de áudio e vídeo, telefonia corporativa e serviços em nuvem.
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